fbpx

Servidores em data center: como a sua empresa pode gastar menos e ter mais segurança de dados

servidores-em-data-center-gastar-menos-seguranca-dados-2cloud

As infraestruturas de TI são exigentes. Depois de uma empresa gastar até meio milhão de reais em um data center, que é o ambiente controlado ideal para rodar os sistemas críticos da companhia, o investimento nas atualizações e na manutenção dessa infraestrutura são constantes. Manter servidores em um data center próprio exige lastro das empresas, mas essa não é a única alternativa do mercado.

Você já pensou que a sua empresa pode gastar menos e ter mais segurança de dados ao investir em servidores virtuais em nuvem? A conta é a mesma que é feita para muitos serviços sob demanda. Afinal, qual é o melhor custo-benefício? Gastar R$ 1 mil de Uber todos os meses ou comprar um carro por R$ 50 mil?

Se você pensar nas taxas anuais do carro, no seguro, no sistema de alarme, na gasolina, nos pedágios, na manutenção e nos consertos após alguns anos de uso… Não é difícil perceber que adquirir o carro ou o data center – cada um deles com uma lista considerável de custos “acessórios” – sai mais caro do que pagar para alguém prestar esse serviço, não é mesmo? Pois isso também acontece com os servidores em data center fornecidos pela 2CLOUD.

Mas, afinal de contas, como eu posso investir melhor os meus recursos com servidores em data center virtuais?

Como comentamos antes, a conta correta que você deve fazer não envolve apenas o investimento inicial em um data center de qualidade; a sua empresa deve prever também todos os gastos decorrentes dessa infraestrutura permanecer operacional e atualizada. Ou seja, o custo com manutenção da infraestrutura, atualização da tecnologia e, principalmente, o custo por hora dos especialistas que estarão envolvidos no gerenciamento dos servidores em data center próprio.

Se algum ponto das manutenções constantes não for observado, a sua empresa também deve estar preparada para incidentes – que acontecem e não são raros em infraestruturas internas. Uma fonte ou um ar-condicionado de um dos servidores em data center pode queimar e provocar a queda dos sistemas, por exemplo, e aí o prejuízo ocorre em efeito cascata.

O mesmo pode acontecer com os seus funcionários. A sua empresa terá que pagar horas extras quando um servidor passar por uma interrupção no meio da madrugada, ou até mesmo arcar com processos trabalhistas porque pessoas da área de TI não podem sair de férias corretamente para garantir que os servidores em data center funcionem sempre.

Nada disso acontece quando a sua empresa adota a solução dos servidores em data center virtuais. Todos esses investimentos, tanto os iniciais – para montar uma infraestrutura de ponta que inclui data centers com certificação TIER III (a melhor do mercado) pelo Uptime Institute – quanto os que são feitos constantemente para manter essa infraestrutura segura e sempre atualizada, já foram feitos por nós, da 2CLOUD. Assim, a sua empresa não precisa se preocupar com nada disso. Trocamos toda a sua responsabilidade envolvendo a infraestrutura e o pessoal qualificado para a gestão de servidores em data center por um boleto que a sua empresa deve pagar a cada mês para ter os serviços em nuvem premium.

O que a minha empresa ganha investindo na nuvem premium?

Quando a sua empresa contrata servidores em data center virtuais, você não estará apenas hospedando os seus sistemas críticos e importantes na nuvem. Junto com essa hospedagem, nós garantimos o gerenciamento e o monitoramento dos servidores virtuais da sua empresa; atendimento 24h e sete dias por semana e uma equipe especializada e qualificada que entende da sua área e que oferece atendimento personalizado para propor melhorias para o seu negócio.

Mas, além de tudo isso, a sua empresa tem um outro ganho importante e que é difícil de ser medido. Como a sua equipe de TI não precisará mais gastar tempo para garantir o funcionamento eficaz dos servidores em data center próprio, a sua empresa poderá investir em treinamentos que podem especializar os seus colaboradores em big data, BI (Business Intelligence), Internet das Coisas, automação industrial e/ou de vendas e outras áreas que estão em alta e que podem levar o seu negócio para um outro patamar de competitividade.

Ao fazer isso, a sua empresa também diminui o turnover da equipe de TI, porque os seus funcionários se sentirão mais desafiados, valorizados e com espaço para crescer – em outras palavras: mais motivados. E o efeito disso é que eles poderão propor novas soluções para o seu negócio, ampliando os lucros e tornando a sua companhia mais eficiente.

Ademais, ao investir em servidores em data center virtuais, sua empresa ganha em segurança de dados, justamente porque nós da 2CLOUD também investimos constantemente na atualização dos nossos sistemas e infraestrutura, assim como na qualificação do nosso pessoal, que está sempre atento aos novos ataques a sistemas que, diga-se de passagem, a cada ano batem um novo recorde.

Da mesma maneira que o lugar mais seguro para manter o seu dinheiro é em um banco, que dispõe de um cofre com tecnologia de ponta, sistema de biometria, sensor de presença, etc., o lugar mais seguro para o seu sistema rodar são os servidores virtuais da nuvem premium da 2CLOUD, que divide com você a gestão dos servidores e monitora em tempo integral tudo que está acontecendo.

A segurança de dados é maior nos serviços em nuvem que oferecemos porque seguimos as melhores práticas do mercado e todas as políticas de segurança. Assim, a sua empresa evita a maior vulnerabilidade de uma companhia, que é o controle de acesso com senhas fracas e sem a gestão completa de quem acessa informações importantes do negócio.

Se você ficou interessado(a) na nuvem premium da 2CLOUD, entre em contato com a gente e confira como podemos ajudar a sua empresa a gastar melhor os seus recursos, ter mais segurança de dados e ganhar em eficiência.

 

Link da agência Brava Digital