fbpx

Acelere sua transformação digital com o Amazon Workspaces

Postado em 04 dez 2020

Tags: AWS, VDI, Workspaces

O ano de 2020 veio para quebrar paradigmas, e definitivamente entramos em um caminho sem volta, de trabalho remoto, jornadas flexíveis e BYOD (Bring Your Own Device), do inglês, traga seu próprio dispositivo. Com esses novos modelos de trabalho, surgem novos desafios para as empresas, que tem que cuidar remotamente de um ambiente híbrido, gerenciando acessos sem descuidar da segurança.

Com tantas mudanças, trabalhando de diversos locais e várias horas do dia conectado, já pensou em ter acesso a sua área de trabalho a partir de qualquer dispositivo? Pois essa é a proposta do AWS Workspaces, um serviço de DaaS, sigla em inglês para Área de trabalho como serviço, que é uma área de trabalho na nuvem gerenciada pela AWS.

Nós da 2Cloud fizemos uma prova de conceito com o AWS Workspaces, pra mostrar na prática as facilidades dessa ferramenta que fornece acesso a sua área de trabalho independentemente se o acesso for a partir do computador de casa, do trabalho ou até mesmo do celular. Todos seus programas instalados e arquivos importantes estarão lá, disponíveis a qualquer hora e sem precisar de configurações complexas ou VPN.

Enquanto soluções de VDI locais exigem grandes investimentos iniciais, e manutenção de hardware e software constantes, com uma solução de Daas como o AWS Workspaces toda a camada física e do sistema operacional como aplicação de patches é gerenciada pela AWS, em um modelo de pagamento conforme o uso, que pode ser por hora ou mensal.

Além da vantagem do acesso facilitado, vemos bons ganhos em segurança. Os dados no Workspaces são criptografados tanto em trânsito quanto em repouso. Outro ganho é o que o Workspaces é altamente personalizável, é possível escolher entre diversas opções de hardware (CPU, memória, disco), sendo possível provisionar centenas de desktops virtuais em poucos minutos. Isso tira toda a dependência do hardware local, e abre uma série de possibilidades, como criar desktops virtuais para rodarem softwares pesados de edição de vídeo, desenho e projetos mesmo em computadores domésticos com poucos recursos, sendo necessário apenas uma conexão com a internet.

A tela é responsiva, ou seja, ela se adapta ao dispositivo que você estiver usando, como nessa tela de celular aqui.

A impressão também é facilitada. Não precisa instalar drivers adicionais, pois o Workspaces importa todas as impressoras do computador local para a sua área de trabalho remota.

Mas essa facilidade das impressões não se aplica a todos tipos de hardware. Se você usa por exemplo uma câmera ou outro dispositivo USB conectado no seu computador pessoal, ainda não é possível carregá-lo na sua área de trabalho remota. Por questão de segurança e prevenção a vazamento de dados, também não é possível usar um ‘copiar e colar’ entre arquivos da máquina física e do desktop virtual. Confira o comparativo entre o Workspaces e soluções tradicionais de RDS e VDI:

O Amazon Workspaces possui suporte a múltiplos dispositivos, fornecendo acesso flexível a partir de diversos sistemas operacionais. É uma ferramenta poderosa que pode ser sua aliada na tarefa de fornecer um acesso remoto rápido e ainda te apoiar no gerenciamento do seu ambiente.

Ficou curioso e quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas em soluções AWS.

#AMAZON #AWS #AWSWORSPACES #VDI #WORKSPACES

 

Murilo Lang é consultor técnico na 2CLOUD TECNOLOGIA e Arquiteto de Soluções AWS

Link da agência Brava Digital