fbpx

Migre facilmente suas cargas de trabalho para a AWS

O aumento exponencial no uso de dados nos últimos anos levou a uma grande adoção da computação em nuvem, e seus benefícios já são bem conhecidos: economia de custos, alta disponibilidade, mobilidade, produtividade, a lista é grande. Sabemos que é um movimento sem volta, entretanto a tarefa de migrar seus servidores de ambientes on-premises para a nuvem geralmente é visto como uma tarefa complicada e desafiadora, envolvendo muita intervenção manual. Longas paradas, custos elevados para migração e dificuldades técnicas para efetivar a migração costumam ser alguns dos obstáculos enfrentados.

Para facilitar essa missão, a AWS possui o SMS – Server Migration Service – que é um meio facilitado de migração para a nuvem. Ele é um serviço que não exige instalação de agentes, e consegue de forma automatizada e contínua enviar suas cargas de trabalho de ambientes locais virtualizados ou Azure para a AWS com um tempo de indisponibilidade mínimo. A AWS o descreve como uma ferramenta que “permite que você automatize, programe e rastreie replicações incrementais do servidor, o que facilita coordenar migrações de servidores em grande escala”. Essas replicações incrementais são um grande diferencial, o que permite que você customize a tarefa, reduzindo de forma significativa o período de downtime dos servidores.

A implementação é simples e segura, orquestrada por uma appliance – uma máquina virtual que faz a comunicação entre seu ambiente local e a AWS. Todo o ‘trabalho pesado’ é feito por ela, que irá copiar os dados do ambiente local para  a nuvem, criando imagens de máquinas virtuais na AWS conforme for necessário. Inicialmente é feita uma cópia completa dos servidores, em seguida podem ser agendadas cópias incrementais periódicas. No momento da virada, basta criar as instâncias de máquinas virtuais a partir das imagens que o SMS criou, o que também pode ser automatizado através do Cloud Formation. A arquitetura é semelhante a essa do desenho logo abaixo.

E o SMS é um serviço gratuito. Você tem 90 dias para replicar seus servidores e só é tarifado pelos recursos que usa durante a migração – basicamente, serviço de armazenamento.

Embora existam algumas restrições de sistema operacional inerentes aos provedores de nuvem que podem exigir outra abordagem, se você está pensando em mover suas cargas de trabalho VMware, Hyper-V ou Azure, possivelmente o SMS é a solução ideal. Para isso, procure um parceiro capacitado para te ajudar a planejar e executar com sucesso essa migração.

Gostou e quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas em soluções AWS.

 

Murilo Lang é consultor técnico na 2CLOUD TECNOLOGIA e Arquiteto de Soluções AWS

 
Link da agência Brava Digital