Quando a tecnologia 5G vai chegar no Brasil e como ela deve impulsionar o cloud computing

Postado em 09 out 2018

Tags: 2Cloud, 5G no Brasil, ambiente em nuvem

tecnologia-5g-chegar-brasil-impulsionar-cloud-computing-2cloud

A implantação da tecnologia 5G vem sendo aguardada em todo o mundo e é o assunto do momento entre especialistas e interessados nas transformações digitais. A internet móvel de quinta geração promete velocidades de download e de upload muito mais rápidas do que temos hoje, além de aumento de cobertura e conexões mais estáveis.

Alguns países já se preparam para receber a nova tecnologia em 2019. No Brasil, contudo, ao que tudo indica, esse é um processo que ainda levará mais algum tempo. Não há uma data oficial, mas, segundo expectativas do mercado, o início das operações comerciais da tecnologia 5G não deverá acontecer antes de 2020. Para a grande parte da população brasileira, no entanto, esse serviço deverá se tornar acessível apenas em 2025.

Como está caminhando a implantação da tecnologia 5G no Brasil

Desde o início de 2018, a Anatel vem ampliando as discussões sobre a implantação da tecnologia 5G no Brasil com representantes do setor de telecomunicações. Em abril de 2018, a reguladora reuniu-se com as principais empresas desse segmento para discutir questões ligadas à faixa de frequência.

Cinco meses mais tarde, em setembro de 2018, a Anatel abriu a Consulta Pública (CP) de número 29/2018 com o objetivo de incentivar os brasileiros a opinarem a respeito das características de um futuro leilão/concessão de frequências para as faixas 2,3 GHz e 3,5 GHz. Esse leilão está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2019 e somente após essa etapa as operadoras começarão a preparar as suas redes para a tecnologia 5G.

Apesar de as conversas já estarem acontecendo, ainda há um longo caminho para que a tecnologia 5G esteja, de fato, funcionando no Brasil. Falta tratar, por exemplo, sobre pontos como o tamanho do espectro e a limpeza da frequência.

Alguns especialistas estimam que os benefícios da internet móvel de quinta geração só devem chegar ao consumidor final em 2025. É o caso de Sebastián Cabello, diretor da GSMA para a América Latina, entidade que representa os interesses das operadoras de redes móveis em todo o mundo.

Nesta reportagem do portal TecMundo, o executivo afirma que antes desta data a tecnologia 5G estará mais no marketing das operadoras do que nos smartphones dos usuários.

Por que a tecnologia 5G é tão importante para o mercado de cloud computing

O mercado de cloud computing, assim como muitos outros, espera com ansiedade a chegada da tecnologia 5G. Isso porque o aumento da velocidade trazida pelo 5G vai gerar ainda mais oportunidades para o setor.

A expectativa é que, com a tecnologia 5G, operar serviços em nuvem por meio de dispositivos móveis ficará mais fácil e mais prático. Isso fará com que mais empresas optem por migrar seus dados para o ambiente na nuvem.

Importante lembrar que em função dos avanços feitos em tablets e smartphones – com telas em alta resolução, multitouch e reconhecimento de voz –, muitos usuários e empresas estão preferindo trabalhar nesses equipamentos ao invés de utilizar computadores tradicionais. O único obstáculo para um crescimento ainda maior desse uso corporativo é exatamente a rede das operadoras sem fio.

A tecnologia 5G promete corrigir esse problema, oferecendo uma experiência muito melhor ao usuário. Com velocidades que podem ir de 10 Gbs a 20 Gbps, o 5G suprirá a necessidade das companhias que exigem comunicação e resposta imediata por meio das redes sem fio. Para quem utiliza o serviço em nuvem, isso significará acessar qualquer arquivo de forma muito mais rápida e segura a partir de qualquer dispositivo.

Ao tratar desse tema, não podemos nos esquecer de falar sobre o aumento exponencial do tráfego de dados na nuvem. Segundo o Cisco® Global Cloud Index, ele representará 95% do tráfego total de data centers até 2021. Para dar conta desse crescimento, somente uma internet veloz como a da tecnologia 5G, possibilitando atender toda a demanda por cloud computing no mundo.

Tem interesse em saber mais sobre as novas tecnologias ou entender como a nuvem pode ajudar a sua empresa a crescer? Então continue acompanhando as nossas publicações no blog da 2Cloud.

 

Link da agência Brava Digital