Como a 2Cloud faz a migração dos sistemas e dos dados da sua empresa para a nuvem

Postado em 11 set 2018

Tags: 2Cloud, ambiente de cloud, backup a frio

migracao-sistemas-dados-empresa-para-nuvem-2cloud

O mercado de computação em nuvem tem se mostrado cada vez mais promissor. Somente o ambiente de cloud pública movimentou US$ 117 bilhões globalmente em 2017, segundo levantamento do IDC divulgado em uma reportagem da ComputerWorld. Essa expansão é puxada, sobretudo, por vantagens dos serviços em nuvem como disponibilidade e economia de recursos. Esses diferenciais da nuvem são obtidos porque as empresas que fazem essa migração não precisam mais de altos investimentos em uma infraestrutura própria de TI que, muitas vezes, fica obsoleta por grande parte do tempo.

Uma das grandes dificuldades dos gestores de TI – e também o seu maior receio – é o momento da migração dos sistemas e dos dados da empresa para a nuvem. Entender quais sistemas serão transferidos e quando esse processo deverá ser iniciado para que o impacto sobre a operação seja mínimo, por exemplo, são algumas dessas preocupações. Assim, ter o apoio de uma empresa especializada nesse momento pode ser essencial para garantir segurança e agilidade no processo de migração para a nuvem.

Migração com eficiência: como a 2Cloud apoia a sua empresa nesse processo

Quando uma empresa adquire um serviço em nuvem, ela não está comprando apenas uma solução tecnológica, mas algo muito mais precioso: o tempo. Com a terceirização de parte das atividades de TI da sua empresa, a equipe de especialistas que atuam internamente no seu negócio conseguirá focar no desenvolvimento de tecnologias e sistemas que vão ajudar a sua organização a ser ainda mais rentável.

Eles deixarão de se preocupar com a performance, com o backup ou com o monitoramento dos sistemas e dos dados da sua companhia, afinal tudo isso já estará sendo feito por uma empresa especializada no assunto, como é o caso da 2Cloud.

Ao contratar a nuvem premium da 2Cloud, a sua empresa terá o apoio de profissionais capacitados para fazer a migração dos seus sistemas e dados para o novo ambiente. Um auxílio importante nesse processo é o diagnóstico da sua infraestrutura de TI.

Esse mapeamento ajuda a saber qual o nível de integração dos seus sistemas e como deverá ser feita a transferência das informações para que a migração seja realizada sem comprometer a proteção de dados e a operação do negócio no seu dia a dia.

Um bom exemplo que tem que ser avaliado são as catracas, que lêem as informações dos usuários, consultam o sistema para confirmar a autorização de acesso e devolvem esse dado para a origem. Se o sistema das catracas forem hospedados na nuvem, dependendo da distância e do fluxo de pessoas, ele poderá ficar lento. Imagine, por exemplo, 1.000 pessoas tentando entrar ao mesmo tempo em uma faculdade.

Os especialistas da 2Cloud têm experiência em diversos segmentos de negócios e conseguem identificar facilmente esse tipo de situação, orientando a sua empresa sobre qual procedimento deve ser adotado em cada caso. Na situação das catracas, por exemplo, o ideal seria aderir à nuvem híbrida, ou seja, manter o sistema de catracas hospedado no servidor físico e apenas fazer o backup dessa base em um serviço de cloud.

Backup a frio garante migração rápida e com segurança

O auxílio que os nossos especialistas oferecem no mapeamento da infraestrutura de TI da sua empresa é um ponto crucial durante o processo de migração. Todavia, esse não é o único benefício de contratar um fornecedor especializado como a 2Cloud – o cronograma de implantação da nuvem também é um elemento importante nesse processo.

Para começar, a 2Cloud faz o esboço do projeto e desenha todas as etapas da migração para a nuvem. Essas fases, por sua vez, levam em consideração o tipo de sistema que a empresa possui, o tamanho dele e se existe janela (tempo para realização sem que interfira no dia a dia da empresa) para migração. Hoje, é cada vez mais comum que as companhias operem em um fluxo contínuo, o que significa que as paradas para a transferência de dados devem ser mínimas e cuidadosamente planejadas.

No caso das empresas que não podem parar, a 2Cloud faz o chamado backup a frio. Com essa metodologia, subimos as cópias de segurança dentro da 2Cloud e, somente depois, levamos o diferencial dos dados para a nuvem contratada. Dessa forma, a sua companhia economiza tempo e evita alguma parada que poderia prejudicar a sua operação.

Uma outra prática que adotamos é a de, antes de colocar o projeto em produção, a 2Cloud realizar um pré-laboratório. Com ele, criamos na nuvem um ambiente idêntico ao que existe dentro da sua empresa.

A partir daí, os especialistas da 2Cloud alinham todos os detalhes da migração junto com a equipe técnica e com os usuários-chave da sua empresa. Esses funcionários testam no ambiente em nuvem aspectos como performance e sistemas e, assim que tudo estiver de acordo com o esperado, a nuvem é colocada em produção.

Quer saber mais sobre como a 2Cloud pode ajudar a sua empresa na migração para a nuvem? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas! E se você se interessa pelas últimas tendências do mercado de cloud computing, confira outros conteúdos sobre esse assunto no nosso blog e acessando os nossos conteúdos exclusivos e gratuitos.

 

Link da agência Brava Digital