fbpx

Como usar a nuvem pode ajudar na verticalização dos sistemas da sua empresa

Postado em 31 jul 2018

Tags: 2Cloud, arquitetura do software, arquitetura interface

como-usar-a-nuvem-ajudar-verticalizacao-sistemas-2cloud

A verticalização dos sistemas nada mais é do que torná-los autônomos. Como a nuvem é o coração da TI, ela que faz bombear o sangue da sua empresa, permitindo que a equipe de TI consiga distribuir com todos os setores da sua organização. Isso é especialmente importante nos momentos em que a empresa precisa substituir os seus sistemas genéricos por outros que ofereçam uma maior customização.

Um caminho para tornar esse processo mais acessível e eficiente é a verticalização dos sistemas, ou seja, investir na solução certa para ter mais liberdade de criar inovação dentro de casa. O problema, no entanto, é que muitas vezes os profissionais de TI estão ocupados com outras atividades e não conseguem abraçar um projeto como esse. O que fazer nessas horas? A adoção do cloud computing pode ser a resposta. A parceria com a nuvem acarretará no aprimoramento de técnicas, aumentando o lucro. Mas você sabe como usar a nuvem pode ajudar sua empresa a inovar de forma ininterrupta ?

Confira como usar a nuvem pode acelerar o seu processo de verticalização

O uso de uma solução de cloud computing traz inúmeras vantagens para as organizações que decidem virtualizar o desenvolvimento de suas soluções. Uma dessas vantagens é que, ao terceirizar a gestão da infraestrutura, os funcionários da área de tecnologia ficam livres para exercer tarefas mais estratégicas dentro da empresa.

Sabemos que o desenvolvimento de um sistema ou de um aplicativo útil para uma companhia não é algo simples. É preciso levantar as necessidades dos gestores de diversas áreas, pensar na arquitetura do software, na interface, entre tantos outros pontos. Enfim, é um trabalho que exige muito tempo, qualificação das pessoas e paciência.

Quando a empresa adota uma solução de cloud computing, os profissionais de TI da companhia acabam tendo mais tempo para realmente inovar. É justamente dessa forma que a nuvem torna ainda mais produtivo o gerenciamento do tempo. Assim, a equipe de TI pode melhorar significativamente os processos internos da empresa, o que ajuda a trazer competitividade e eficiência para a companhia.

Outra vantagem de empregar o modelo cloud nos sistemas críticos de negócio é que as organizações podem potencializar ainda mais essas soluções. A escalabilidade, por exemplo, é um desses benefícios. Com ela, é possível aumentar a funcionalidade e a capacidade da infraestrutura de TI a partir da solução fornecida pela nuvem conforme a necessidade e o budget da empresa.

A arquitetura da computação em nuvem oferece ainda baixo custo de implementação e manutenção e um sistema simples de cobrança. Por meio de um único boleto a empresa contratante do serviço arca com todas as despesas relacionadas.

Como usar a nuvem ajuda a racionalizar os recursos da sua empresa

A atualização constante das soluções em nuvem também garante a racionalização dos recursos de uma organização. Ao invés de gastar uma boa parte do faturamento da sua empresa na aquisição de servidores ou banco de dados, você pode investir esse dinheiro em outra área do negócio, como o desenvolvimento de sistemas.

Gastar menos. Se a sua companhia é optante do lucro real, ela tem mais uma grande vantagem: o investimento feito em uma solução de cloud computing, como as oferecidas pela 2Cloud, pode ser 100% abatido do Imposto de Renda.

Isso porque a infraestrutura em nuvem é tratada como uma prestação de serviços e não como um investimento, como é o caso da aquisição de hardwares e sistemas. Ou seja, mais uma economia para a sua empresa, que pode usar esse recurso de forma mais eficiente na estratégia de verticalização dos seus sistemas.

A possibilidade de oferecer de forma proativa mais processamento em situações críticas é um exemplo de como usar a nuvem pode otimizar a sua infraestrutura de TI. Assim, com o cloud computing, o seu negócio torna-se menos engessado e com uma maior previsibilidade de custos.

Empresas de nuvem premium como a 2Cloud oferecem esse tipo de serviço em seus contratos, o que significa que você não precisará destacar um profissional da sua equipe exclusivamente para a atividade de gestão da sua infraestrutura de TI. Conforme a sua empresa crescer, o serviço em nuvem acompanhará esse crescimento.

Quer saber mais sobre como usar a nuvem pode ajudar no crescimento da sua empresa? Então conte conosco para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

 

Link da agência Brava Digital