O que é computação em nuvem e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer

o-que-e-computacao-em-nuvem-empresa-crescer-2cloud

Possuir tecnologia de ponta é essencial para as empresas que querem manter-se no mercado. No entanto, manter um servidor próprio e uma infraestrutura de processamento e armazenamento dentro de casa pode custar caro e é um processo que requer conhecimentos específicos.

Uma forma de facilitar esse percurso é por meio de uma solução de cloud computing. Se há alguns anos essa tecnologia era considerada apenas uma tendência, hoje ela é uma necessidade real para companhias de todos os portes e tamanhos. Neste post, detalharemos o que é computação em nuvem e como ela pode ser uma ferramenta poderosa para seu negócio.

Mas afinal, o que é computação em nuvem?

Cada vez mais vemos um movimento de especialização nas organizações. Essa mudança é sustentada, sobretudo, por um processo contínuo de terceirização. Provavelmente sua empresa já contrata um serviço externo de contabilidade ou até mesmo um prestador de serviços de comunicação ou de marketing.

Ao fazer essa distribuição, é possível ganhar em duas pontas: ampliar a inovação, contando com parceiros especializados em cada área; e otimizar o trabalho da equipe interna, uma vez que os funcionários ficam livres para atuar em funções mais estratégicas.

Mas, afinal, o que é computação em nuvem na prática? Em linhas gerais, é exatamente a terceirização do armazenamento e do processamento dos sistemas críticos de uma companhia. Isso significa trocar o investimento em uma complexa estrutura física por um único serviço que abarque todas as funcionalidades tecnológicas necessárias.

Dentro de o que é computação em nuvem, existem três tipos de modelo de negócios para o fornecimento desse tipo de serviço. São elas:

  1. Nuvem pública: serviço de computação oferecido por qualquer pessoa com base na internet pública, podendo ser gratuito ou vendido sob demanda;
  2. Nuvem privada: oferecida pela internet ou por uma rede privada a usuários selecionados dentro da empresa (por isso, privada a ela), não sendo disponibilizada ao público geral;
  3. Nuvem híbrida: como o próprio nome diz, é uma mescla dos dois modelos anteriores e permite que as informações e os aplicativos sejam compartilhados entre elas.

Quais os benefícios da migração para a nuvem

Uma das principais vantagens da migração para um serviço de nuvem é a economia que essa adoção proporciona. Imagine, por exemplo, quanto a sua empresa terá que gastar se for construir uma infraestrutura de servidores, armazenamento e processamento. Além do custo de instalação e compra de equipamentos, é preciso controlar todo esse ambiente. Com uma solução em cloud esse trabalho fica com a empresa contratada.

A possibilidade de atualizar a tecnologia com maior agilidade, a mobilidade e a escalabilidade são outros benefícios de o que é computação em nuvem. Acessar as informações da sua empresa de qualquer local a qualquer hora e de forma segura é uma das possibilidades que a nuvem oferece.

A segurança, aliás, é um aspecto que vem recebendo muita atenção dos desenvolvedores. Investir em um servidor virtual em nuvem garante que as informações da sua empresa não sejam perdidas, seja por um ciberataque, por um desastre nas suas instalações ou pelo erro na utilização da rede por parte de algum funcionário.

Em épocas de transformações nas relações de trabalho, essa solução contribui também para facilitar os novos modelos de contratação. Um exemplo é o home office, que foi oficializado com a Reforma Trabalhista de 2017 no Brasil. Para que esse sistema funcione corretamente, é preciso que a empresa esteja apta a adotá-lo, com ferramentas e sistemas que possam ser compartilhados por diversas pessoas em locais distintos.

Há, ainda, os serviços de nuvem premium, como o oferecido pela 2CLOUD. Nesse modelo, o cliente conta com um diagnóstico sobre a sua realidade, expectativas, demandas e necessidades e, após uma minuciosa análise, é apresentada a melhor solução para cada companhia.

A nuvem premium é indicada para as empresas que querem adotar uma solução de cloud computing com a garantia de que os seus dados e sistemas serão monitorados em tempo integral por equipes especializadas.

Tem interesse em migrar a sua infraestrutura para a nuvem, mas não sabe por onde começar? Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, produzimos o whitepaper “Serviços em nuvem: 10 dicas para encontrar a melhor solução para sua empresa”. Você pode fazer o download deste material gratuitamente clicando aqui.

Para conhecer melhor nossos serviços, navegue pelo nosso site. E continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre as tendências e últimas novidades do setor de computação em nuvem.

 

Link da agência Brava Digital