Atenção, gestor! 5 razões para a sua empresa migrar para a infraestrutura em nuvem

Postado em 06 mar 2018

Tags: 2Cloud, aumento de competitividade, backup remoto

infraestrutura-em-nuvem-5-razoes-para-investir-2cloud

Você é CEO de uma empresa? Tem sobre os seus ombros a responsabilidade do sucesso de um negócio? Então essa leitura é obrigatória para você. Afinal, já ouviu falar de infraestrutura em nuvem, mas sabe realmente como essa tecnologia funciona? Sabe as razões que fazem da cloud computing ser uma das tendências mais “quentes” do momento – e com projeção de seguir assim por muitos anos ainda?

Essa é uma leitura obrigatória porque vamos apresentar, de uma maneira muito simples e direta, as 5 principais razões para o gestor de uma empresa migrar a sua infraestrutura de TI interna para uma infraestrutura em nuvem. Confira!

Infraestrutura em nuvem: 5 motivos para a sua empresa investir nesse ambiente

O CEO de uma empresa precisa conhecer com profundidade o “core business” do seu negócio, ter uma boa rede de relacionamentos e uma visão estratégica ampla e exata do cenário em que atua, além das possibilidades de crescimento do negócio. Exceto pelas empresas de base tecnológica, as demais dificilmente têm um gestor que entenda com profundidade da área de TI. Isso é normal.

A verdade é que a maioria dos CEOs não conhece, realmente, como a área de TI funciona, como as informações vitais do negócio são tratadas internamente. Os gestores das companhias sabem quem está responsável por essa área na empresa e confiam nesse profissional, mas dificilmente têm tempo de entender em profundidade como a infraestrutura de TI funciona e se ela está sendo administrada da maneira correta.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo(a). Você não precisará fazer uma especialização em TI para garantir que os seus recursos nessa área estejam sendo bem aplicados e bem administrados.

Confira 5 razões para fazer uma migração da sua área de TI para uma infraestrutura em nuvem:

1. Segurança sobre o serviço prestado

Quando você tem uma equipe de TI interna, você espera que tudo seja feito como previsto pelas melhores práticas do mercado. Como CEO, você espera que o backup seja feito regularmente, por exemplo.

Mas não são poucos os casos em que os especialistas da 2CLOUD, ao fazerem a migração de um cliente para a infraestrutura em nuvem, descobrem que o backup da companhia não era feito há seis meses, um ano ou até dois anos.

Portanto, se algum sinistro acontecer nessa empresa, como um incêndio nos servidores, todas as informações vitais para o negócio que deveriam ter sido salvas em um backup – aquele mesmo que acabou não sendo feito – terão se perdido para sempre. Agora, imagine o prejuízo disso para a sua empresa…

Ao investir em uma solução como as oferecidas pela 2CLOUD, você passa a ter o controle completo das informações da sua empresa. Também terá segurança sobre o serviço que será prestado, porque todas as especificações do que será oferecido mensalmente para a sua empresa estarão no contrato estabelecido com a 2CLOUD.

A sua empresa terá a segurança de que o backup nunca deixará de ser feito e que tudo previsto em contrato será cumprido. Será muito mais fácil administrar o que está sendo feito com a infraestrutura em nuvem porque existe clareza no contrato.

2. Ter as informações sempre disponíveis

Independentemente de você estar na sede da empresa ou viajando a negócios, ou se a sua empresa tiver uma sede e várias filiais ou unidades espalhadas pelo país, com a infraestrutura em nuvem, como CEO, você terá todas as informações importantes da sua companhia disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora.

Agora, imagine que a sua empresa seja sediada em Porto Alegre e que você esteja abrindo uma filial em São Paulo. Quando você viajar à capital paulista, desejará ter acesso aos dados de gestão da sede. Com a infraestrutura em nuvem, consegue fazer isso em um dispositivo móvel, por exemplo, de maneira simples e segura.

Assim, não precisa adiar uma decisão importante da sua empresa porque está em uma viagem de negócios e a sua equipe deve esperar pelo seu retorno para que você tenha acesso às informações necessárias à melhor tomada de decisão. Essa pode ser uma grande vantagem competitiva para o seu negócio.

3. Previsibilidade de custos

Quando você investe em uma infraestrutura interna de TI, os gastos nessa área são constantes e permanentes. Isso acontece porque é necessário não apenas montar uma infraestrutura básica para dar conta das necessidades de processamento e gestão de dados da sua empresa, mas também investir na manutenção e na atualização dessa infraestrutura.

Com esse tipo de infraestrutura interna, a sua empresa está vulnerável a passar por algum sinistro e perder equipamentos e dados. Desde o investimento inicial, os gastos com manutenção, atualização e até para cobrir algum prejuízo causado por um sinistro, a sua empresa nunca tem a medida exata do que terá de gastar nessa área.

Mas investindo em uma infraestrutura em nuvem, a sua companhia terá previsibilidade custos, como comentamos nesse outro post aqui do blog. Ao adotar uma das soluções da 2CLOUD, a sua companhia estará trocando todas as dores de cabeça – que não são difíceis de acontecer na área de TI – por um boleto que será pago mensalmente. E um aviso para os optantes do lucro real: as nossas soluções podem ser uma boa alternativa para a redução de impostos, visto que a nuvem é cobrada como serviço (despesa).

4. Redução de riscos para o negócio

Todo(a) dono(a) de uma empresa deseja que a sua companhia cresça. Mas nem sempre o que um(a) gestor(a) deseja, acontece. Muitas vezes a diferença entre um crescimento desejado e a realidade está no medo de a empresa crescer e depois ter que reduzir de tamanho.

Quando você contrata uma infraestrutura em nuvem, os riscos para o seu negócio diminuem por causa da elasticidade oferecida por esse tipo de solução. Como explicamos no post do blog da semana passada, a infraestrutura em nuvem vai acompanhar a sua empresa na fase boa e na fase ruim.

Ou seja, se você precisar de mais infraestrutura porque está crescendo, você terá essa flexibilidade. Da mesma forma, poderá reduzir o tamanho da sua estrutura se tiver que dar um passo atrás na expansão dos seus negócios. Em outras palavras, a infraestrutura em nuvem ajuda você a dar adeus à infraestrutura de TI engessada da sua empresa. Você passa a trabalhar em um ambiente dinâmico, seguro e sempre atualizado.

Essa atualização constante da infraestrutura em nuvem traz outra vantagem indireta para a sua companhia. Ao invés de sua empresa ter que gastar R$ 500 mil para atualizar os seus servidores ou seu banco de dados, você pode aplicar esses recursos em outra área do negócio, para tornar a sua empresa mais competitiva, ou aplicar o dinheiro e, com os rendimentos dele, pagar o boleto dos serviços da 2CLOUD.

Além de tudo isso, se a sua companhia é uma empresa optante do lucro real, o investimento feito em uma das soluções da 2CLOUD pode ser 100% abatido do Imposto de Renda. Ou seja, a sua empresa não apenas estará economizando ao não ter que investir em uma infraestrutura interna que ficará obsoleta com o passar de tempo, como poderá reduzir o imposto que terá de pagar, abatendo o investimento feito na infraestrutura em nuvem.

Isso é possível porque a infraestrutura em nuvem oferecida pela 2CLOUD entra como prestação de serviços, que é dedutível do Imposto de Renda, diferentemente da compra de hardwares e sistemas, que é considerada como um investimento e é um gasto que não pode ser deduzido.

5. Aumento de competitividade e do valor da empresa

Além de todas as vantagens que citamos anteriormente, ao investir em uma infraestrutura em nuvem, a sua empresa ganha naturalmente em competitividade. Explicamos como isso acontece. Primeiro, porque hoje as multinacionais exigem que os seus fornecedores tenham segurança de dados e, em muitos casos, planos de continuidade dos negócios.

Esse é o caso, por exemplo, de uma fabricante de carros que exija que os seus fornecedores de autopeças deem garantias aos seus fornecimentos. Afinal, custa muito caro uma hora de produção parada na linha de montagem dessas empresas. Esse é apenas um exemplo entre vários de um movimento crescente de empresas que exigem garantias e planos de continuidade de seus fornecedores e prestadores de serviços.

Ao investir em uma infraestrutura em nuvem, a sua companhia vai, automaticamente, estar credenciada para disputar com outras companhias a possibilidade de atender a multinacionais ou empresas que já tenham um nível de exigência maior de seus fornecedores.

Isso fará com que a sua empresa torne-se mais competitiva. Outro ganho inerente ao investimento em uma infraestrutura em nuvem é que a sua empresa ganhará em valor no mercado. Hoje, quando uma empresa se torna alvo de investidores, seja para aporte de dinheiro, seja para compra da companhia, ela passa por um due diligence e por auditorias.

É cada vez mais frequente, ao analisar-se um negócio em que se deseje investir ou que possa ser adquirido, a análise sobre a política de segurança de dados e continuidade de negócios da empresa que é alvo da auditoria. Investindo em uma infraestrutura em nuvem como a oferecida pela 2CLOUD, que roda os seus servidores em data centers com certificação TIER III – a mais segura do mercado e reconhecida em nível internacional –, a sua empresa ganha valor em uma possível negociação com investidores nacionais ou estrangeiros.

Ficou interessado(a) na infraestrutura em nuvem premium da 2CLOUD? Então confira mais sobre os nossos serviços: servidores virtuais, backup e plano de continuidade de negócios. E se você quiser saber como podemos ajudar a sua empresa a crescer, entre em contato conosco.

 

Link da agência Brava Digital