Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Buscamos conhecimento e compartilhamos!

Saiba mais

Conheça a história da S.I Telecomunicações e como os serviços da 2CLOUD estão ajudando a empresa a crescer

  • Publicado em: 15 de maio de 2018
  • Autor: Gabriel Goltz
Conheça a história da S.I Telecomunicações e como os serviços da 2CLOUD estão ajudando a empresa a crescer

O setor de telecomunicações é um dos mais desafiadores do mercado. Com a digitalização e a virtualização crescente da sociedade, cada vez mais pessoas jurídicas e físicas necessitam de infraestrutura de telecomunicações para as suas atividades cotidianas. Para atender esse público com qualidade e com eficiência, surgiu em 2005 a S.I Telecomunicações.

Focada na região Sul do Brasil, a companhia vivenciou diversas fases de crescimento e de readequação do negócio até que, em 2013, ela aderiu aos serviços da 2CLOUD. Ao vivenciar na prática as vantagens do cloud computing, a empresa da área de telecomunicações conquistou mais eficiência, mais produtividade e mais segurança na gestão de dados e dos sistemas para continuar crescendo.

Conheça a história e o foco dos negócios da S.I Telecomunicações

A história da S.I Telecomunicações começou em 2005, na cidade paulista de Sorocaba. Depois de quatro meses de atividades, a empresa abriu uma filial na cidade gaúcha de Caxias do Sul. Essa expansão rápida deu-se pelo crescimento da empresa de telecom na região Sul do país.

Desde o início da companhia, um dos principais clientes da S.I Telecomunicações foi a empresa gaúcha NET, que oferece internet banda larga, TV paga e telefonia. Assim, depois de um ano de atividades, a S.I Telecomunicações mudou a sua sede para Porto Alegre, para ficar mais próxima da sua principal cliente.

O diretor da S.I Telecomunicações, o engenheiro elétrico especializado em telemática Rafael Mendonça Terra, explica que a companhia já atendeu outras operadoras de telefonia mas que, atualmente, tem a NET como a sua única cliente. Hoje, a empresa com 350 funcionários presta serviços técnicos, de manutenção e de instalação, construção de redes e de MDU (backbones em prédios) para a NET em 20 cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Ainda de acordo com o diretor da S.I Telecomunicações, a empresa já foi maior, chegando a ter 720 funcionários, mas com a crise econômica entre 2014 e 2016 a companhia teve que rever os seus planos, como tantas outras companhias do país.

Por causa desse cenário de retração, a empresa chegou a contabilizar 260 funcionários. “Mas a fase pior já passou. Tanto que, após chegarmos a esse número de funcionários, voltamos a crescer. A partir de meados de 2017, registramos crescimento e voltamos a contratar, chegando aos 350 funcionários atuais”, explica Rafael Terra.

A expectativa do diretor da S.I Telecomunicações é que, a partir de 2018, a empresa comece a atender vários projetos de novos negócios, inclusive ampliando a cartela de clientes atendidos. Também há a expectativa de crescer com um projeto para atender a NET em outras cidades da região Sul.

O que motivou a S.I Telecomunicações a adotar os serviços da 2CLOUD

Vivenciando uma de suas fases de crescimento, a S.I Telecomunicações percebeu, em 2015, que precisava investir na ampliação e na renovação da sua infraestrutura de TI. “Tínhamos um servidor próprio dentro da nossa empresa que, naquele momento, começou a ficar obsoleto. Um dos meus sócios apresentou, então, o projeto da 2CLOUD e fechamos com eles”, relembra Rafael Terra.

Naquela ocasião, a S.I Telecomunicações avaliou fazer esse investimento por contra própria e também tomou preços no mercado. Se fosse investir em equipamentos “dentro de casa”, a empresa teria que investir cerca de R$ 180 mil em hardware. Procurando soluções em nuvem que pudessem atender às suas demandas, a companhia acabou optando pela 2CLOUD por uma junção de fatores.

Primeiro, pelos serviços que a 2CLOUD oferecia e pelo custo deles – que não eram os mais baixos ou os mais altos do mercado, comenta o diretor da S.I Telecomunicações. Outro fator que foi importante para a escolha da empresa é que um dos sócios da 2CLOUD atuava, na ocasião, como gerente comercial da S.I Telecomunicações. Com isso, ele pôde explicar de forma mais detalhada os diferenciais da nuvem premium que a 2CLOUD disponibiliza.

Entre as opções de serviços oferecidos pela 2CLOUD, a S.I Telecomunicações contratou a solução dos servidores virtuais. “Quando fechamos o contrato, logo tivemos um upgrade muito grande em relação à infraestrutura que tínhamos. Com muita facilidade, tivemos um aumento de memória, processamento de CPU e de espaço para o armazenamento de dados”, explica Rafael Terra.

Dessa forma, de uma maneira imediata e sem um grande investimento, a S.I Telecomunicações conseguiu rapidamente ter uma infraestrutura de TI muito melhor à disposição para as atividades do dia a dia de suas equipes.

Entre as vantagens desse serviço em nuvem, o diretor da S.I Telecomunicações destaca a facilidade com que a empresa consegue aumentar ou diminuir a sua infraestrutura de TI na nuvem. Se a empresa cresce e precisa de mais memória, armazenamento ou processamento, isso é conquistado imediatamente – e o mesmo vale para a readequação do negócio e a redução dessa infraestrutura. Assim, a empresa só paga por aquilo que realmente precisa, sem nunca ter uma infraestrutura obsoleta.

Outras vantagens são que, com os serviços em nuvem da 2CLOUD, a S.I Telecomunicações tem a tranquilidade de trabalhar com todos os softwares e sistemas legalizados e conta com suporte 24h e sete dias por semana. Desde que contratou a nuvem premium da 2CLOUD, a S.I Telecomunicações também resolveu um problema importante que a empresa tinha antes de migrar para a nuvem: a instabilidade e a queda de seus servidores.

“Nesse período todo em que estamos com a 2CLOUD, nunca ficamos nem um minuto sem os servidores operativos. Antes, mesmo com a nossa infraestrutura tendo nobreak, se ficássemos quatro horas sem energia elétrica, ficávamos sem os nossos sistemas. Isso acontecia, em média, seis vezes por ano”, conta Rafael Terra.

Uma empresa como a S.I Telecomunicações, que depende de sistemas operativos para o trabalho das suas equipes de campo, trava quando isso acontece. Ter funcionários parados significa atendimentos que deixam de ser feitos, áreas como a Financeira e de RH sem poder trabalhar, além de perda de faturamento e de lucro para a companhia.

Mas isso acabou com a infraestrutura de ponta da 2CLOUD, que funciona em um ambiente seguro e com redundância dos data centers com certificação Tier III, com os quais a companhia opera. “Hoje temos o backup das informações da nossa empresa sendo feito nesses servidores virtuais, o que antes nós não tínhamos. Assim, não perdemos mais nenhuma informação”, explica o diretor da S.I Telecomunicações.

Para ele, a escolha pelos servidores virtuais da 2CLOUD foi a melhor que a S.I Telecomunicações poderia ter feito. “Somos muito bem atendidos. Não tenho dúvida de que fizemos a melhor escolha disparada, porque, além do custo menor, hoje em dia temos o suporte e a segurança de que temos a infraestrutura que precisamos para as nossas atividades e para crescer”, avalia Rafael Terra.