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Entenda como o antispam em nuvem reduz o roubo de informações de uma empresa

  • Publicado em: 10 de abril de 2018
  • Autor: Gabriel Goltz
Entenda como o antispam em nuvem reduz o roubo de informações de uma empresa

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Quando você pensa no roubo de informações estratégicas da sua empresa, a primeira imagem que vem à sua cabeça é a de um hacker esforçando-se para invadir o seu sistema? Após fazer isso, ele poderia criptografar os seus dados e pedir um resgate para liberá-los ou então vendê-los para a concorrência, certo? Mas você já pensou que talvez esse hacker nem precisasse de um grande esforço para invadir os seus sistemas?

Pode parecer incrível, passado tanto tempo desde a invenção do e-mail, que esse mecanismo seja ainda um dos principais elos frágeis das empresas. Mas isso continua verdadeiro. Você sabia, por exemplo, que a cada 10 e-mails enviados para pessoas da sua companhia, 9 são spam, podendo chegar a 97% do total, segundo a Abrahosting? E que muitos desses “lixos eletrônicos” são maliciosos e têm, por trás de links “aparentemente inocentes”, uma brecha para os seus sistemas? Por isso é tão importante investir em tecnologias que barrem essas ameaças. E a mais importante e efetiva delas é a do antispam em nuvem.

Quem pode beneficiar-se com o antispam em nuvem

Este conteúdo é especialmente importante para você que tem um servidor de e-mail dentro da infraestrutura de TI da sua empresa, como o Zimbra, o Microsoft Exchange ou tantas outras soluções de e-mail corporativo.

Comentamos isso porque empresas de pequeno e de médio porte que trabalham com Google Mail, Microsoft Office 365 ou outras soluções de e-mail em nuvem já têm nesses produtos soluções de antispam embarcadas – apesar de que eu sei que existem controvérsias :-). Mas se a sua companhia tem uma demanda grande de e-mails e optou por um servidor de e-mail interno, certamente você já adquiriu ou pensa em adquirir uma solução de antispam.

Todas as empresas que têm um servidor de e-mail “dentro de casa” podem beneficiar-se de um antispam em nuvem. Se você se preocupa com a segurança das informações da sua empresa e tem claro que uma das principais vulnerabilidades de um sistema são os usuários, então esta leitura pode ajudar a sua empresa a melhorar o nível de segurança, impedir que ameaças concretizem-se e ganhar eficiência no processo. Veja como isso é possível.

Por que é importante investir em uma solução antispam?

Como comentamos em outro texto aqui no nosso site, 2017 entrou para a história como o ano dos ataques cibernéticos em larga escala. Olhando para o ambiente das corporações, a grande brecha de entrada desses ataques são os e-mails maliciosos e com links que podem tornar uma empresa alvo de sequestro e roubo de dados.

Para combater esses riscos, a única saída de uma empresa de médio ou grande porte que trabalhe com e-mails em servidores próprios é investir em uma solução de antispam. Esse tipo de serviço vai tornar a sua empresa 100% segura contra ataques de hackers? Não, mas vai fazer com que a sua companhia receba uma quantidade menor de e-mails maliciosos e evita que ela seja alvo de ondas de ataques cada vez mais frequentes.

Um antispam em nuvem consegue fazer isso ao impedir que mensagens enviadas de regiões conhecidas por ataques massivos – como Rússia, China, entre outras – cheguem até a caixa de entrada dos e-mails dos funcionários da sua empresa.

Também podem ser bloqueadas as mensagens de regiões que não estão de acordo com as políticas da sua companhia ou de contas que entraram na “blacklist” (lista negra) por serem utilizadas para ataques de forma recorrente.

Mas é importante comentar que, hoje, em termos de políticas de segurança de dados, não existe uma bala de prata. Comentamos isso porque, por mais que um serviço de antispam em nuvem seja permanentemente atualizado com as principais ameaças do mercado, a exemplo de um antivírus, ele não pode impedir a falha do usuário.

Por isso mesmo recomendamos sempre que uma solução antispam funcione junto de outras ferramentas inteligentes do mercado, como a que testa o comportamento dos usuários. Hoje, mais espertos, os hackers costumam pesquisar nas redes sociais para enviar e-mails atrativos para os usuários da sua empresa que, sem perceber, acabam tendo as suas máquinas transformadas em “zumbis”.

A partir do momento que um usuário do seu sistema de e-mails corporativo teve a sua máquina transformada em zumbi, o e-mail desse usuário – com o nome da sua empresa – será utilizado para disseminar a ameaça e contaminar outras máquinas. Por isso, além de um bom antispam em nuvem, recomendamos a utilização de softwares que enviam e-mails que simulem um spam para testar os usuários do seu sistema.

Identificando os usuários mais propensos para ataques dirigidos por e-mail, a sua empresa poderá promover uma campanha de conscientização e informação para esses colaboradores. Essa ação, junto a um antispam em nuvem, poderá fazer toda a diferença para o seu negócio.

Mas afinal, quais as principais diferenças entre um antispam tradicional e um antispam em nuvem?

Para começar, como comentamos antes, um antispam em nuvem está permanentemente atualizado com as principais ondas de ataque do mercado. Enquanto esse serviço é sempre atualizado e já atua para bloquear grande parte das ameaças existentes no momento, um serviço de antispam tradicional precisa que essa atualização seja feita manualmente e “dentro de casa”.

Como o ataque de hoje é diferente do ataque de ontem, um antispam para ser eficaz precisa estar sendo atualizado de forma constante. Quando você contrata um antispam em nuvem, a equipe de profissionais dedicados para esse serviço faz constantemente o trabalho de atualização. Dentro de casa, você poderá colocar um profissional da área de TI responsável para fazer sempre esse trabalho?

Além da atualização constante, outro grande diferencial do antispam em nuvem é que ele filtra 900 dos 1 mil e-mails que um diretor da sua empresa pode receber por dia – lembrando da proporção de 9 e-mails spam para cada 10 e-mails recebidos – antes que esse volume gigantesco de e-mails roube a velocidade do seu link de internet.

Há casos em que um serviço de antispam economiza em até 90% o uso de links de internet que eram dedicados apenas para o serviço corporativo de e-mails. Dessa forma, com um antispam em nuvem, a sua empresa deixa de usar internet para baixar “lixos” de e-mail e pode dedicar essa infraestrutura para outras áreas da sua companhia.

O antispam em nuvem filtra os e-mails “lixo” antes que eles entrem na sua empresa, economizando o link de internet e poupando o processamento da sua infraestrutura de TI. Em outras palavras, o antispam em nuvem descarta o lixo trazido por caminhões de spam e a sua empresa gasta internet apenas com os e-mails importantes para o seu negócio.

Além disso, quem nunca tentou enviar um e-mail e acabou recebendo uma mensagem de que foi impossível entregar aquela mensagem? Você sabia que muitas vezes esses erros de “mail delivery notification” são causados por problemas internos das empresas, como o rompimento da fibra de internet ou uma sobrecarga do servidor de e-mails?

Esse tipo de problema pode acontecer com um antispam tradicional, mas não com um antispam em nuvem. Quando a sua empresa passa por um problema estrutural na área de TI, os e-mails que forem enviados para a sua companhia até o sistema ser restabelecido são perdidos, porque eles voltam para os remetentes. Mas, com um antispam em nuvem, esses e-mails são retidos e passam a compor uma “fila” de chegada.

Ou seja, quando a sua empresa estiver conectada novamente, você e todos os seus funcionários vão receber os e-mails represados sem perder uma única mensagem, mesmo que demore alguns dias para que o seu sistema seja restabelecido. Outra vantagem do antispam em nuvem é que ele permite a criação de quarentenas por usuários ou por grupos de usuários, enviando para essas pessoas um e-mail por dia com os e-mails que caíram nessa modalidade de controle de e-mails suspeitos.

Se, ao verificar a lista de e-mails na quarentena, o usuário perceber que algum e-mail foi considerado suspeito sem de fato ser uma ameaça, ele pode liberar o recebimento desse e-mail com facilidade e mantendo o nível de segurança da companhia. Somado a isso, a sua empresa pode criar regras de exceção, como as famosas whitelist e blacklist.

Como todos os serviços em nuvem, o antispam também pode ser contratado sob a perspectiva da elasticidade. Ou seja, se neste mês a sua empresa precisa do antispam para 800 caixas postais e, no mês que vem, essa necessidade cair para 700 caixas postais, você vai pagar apenas pelo serviço contratado, evitando desperdícios.

Todos esses recursos e essas características do antispam em nuvem aumentam a produtividade e a segurança da sua empresa, além de reduzirem a utilização de link de internet para o servidor de e-mail interno da sua companhia.