fbpx

Big Data e Analytics: como a computação em nuvem pode ajudar?

Postado em 16 out 2018

Tags: 2Cloud, análise de dados, analytics

big-data-analytics-computacao-em-nuvem-2cloud

A nova realidade do mercado exige dos gestores de empresas de todos os portes e segmentos a tomada de decisão mais ágil e precisa. Essa busca por eficiência transforma o Big Data e o Analytics em tendências cada vez mais fortes no mundo empresarial – crescimento confirmado por várias pesquisas.

Por exemplo, das 100 companhias líderes do mundo entrevistadas para o SAP Digital Transformation Executive Study, 94% afirmaram que estão investindo em Big Data e/ou Analytics. De fato, utilizar sistemas inteligentes que consigam analisar um grande volume de dados ajuda a aperfeiçoar os processos internos e melhorar o desempenho das organizações. Todavia, embora o Big Data e o Analytics tenham se popularizado para negócios de todos os tipos e tamanhos, muitos empresários ainda desconhecem as vantagens da utilização da nuvem como ferramenta de apoio estratégico. Saiba mais neste post.

Por que o serviço em nuvem é o ideal para quem deseja investir em soluções de Big Data e Analytics?

Como você sabe, quando falamos em Big Data, estamos tratando de uma quantidade imensa de dados. Para serem úteis, esses dados devem ser coletados, armazenados e analisados por softwares de altíssima tecnologia.

Para gerenciar todo esse volume de informação é preciso se preparar para um investimento alto – e contínuo – de recursos, principalmente se você for construir uma infraestrutura própria para suportar o tráfego de dados.

Mas há uma solução para isso: a computação em nuvem, que ajuda a reduzir significativamente esses custos. Isso porque a terceirização do armazenamento, do processamento de dados e dos sistemas elimina os gastos que seriam feitos em uma complexa infraestrutura interna na sua empresa. Ao invés disso, você investe em um único serviço que engloba todas as funcionalidades tecnológicas necessárias para o seu negócio.

A flexibilidade é outro benefício de aliar o cloud computing às soluções de Big Data. Com um serviço em nuvem contratado, é possível aumentar ou reduzir a capacidade de processamento e outros recursos de TI conforme for necessário e sem gastar muito, uma vez que não será preciso adquirir servidores ou hardwares específicos – basta atualizar o contrato com o fornecedor desse serviço.

Além disso, os recursos são provisionados muito rapidamente. Muitas vezes, não são necessários mais do que alguns minutos para que a sua empresa aumente a sua capacidade de armazenamento e/ou processamento. Dessa forma, ficará muito mais fácil para a sua companhia estar sempre atualizada, protegida e com capacidade para investir em Big Data.

Não podemos esquecer, ainda, que a terceirização é vantajosa para a produtividade da sua equipe de TI. Afinal, seus profissionais especializados em tecnologia deixam de se preocupar com o trabalho operacional e passam a atuar mais estrategicamente para o crescimento do negócio (focando, por exemplo, na análise de dados).

Big Data as a Service: ótima opção para quem precisa lidar com alto volume de dados

Com o amadurecimento da computação em nuvem, já são muitas as empresas que têm optado por consumir a TI como um serviço. Alguns exemplos são a Infraestrutura como Serviço (IaaS), a Plataforma como Serviço (PaaS) e o Software como Serviço (SaaS).

Assim como essas plataformas cresceram ao longo dos anos, o Big Data como Serviço (BDaaS) também vem sendo a opção de cada vez mais empresas. Essas companhias buscam o BDaaS para lidar com os seus desafios envolvendo o aumento da geração de dados.

Com o Big Data como Serviço você pode monitorar uma grande quantidade de informações de uma só vez e obter análises precisas para ajudar na tomada de decisão da sua empresa.

Veja algumas vantagens de adotar o Big Data as a Service:

  • – Baixo custo de implementação e gerenciamento: você não precisa investir em equipamentos novos;
  • – Escalabilidade: adapte a capacidade de armazenamento e processamento facilmente;
  • – Simplicidade: você poderá acessar as informações quando e onde preferir;
  • – Segurança: com a evolução da computação em nuvem, as camadas de segurança foram enrijecidas, trazendo ainda mais proteção para os seus dados;
  • – Apoio técnico: uma equipe especializada vai oferecer suporte para qualquer tipo de problema que a sua empresa enfrentar;
  • – Produtividade: seus profissionais de TI poderão focar no que realmente interessa para a competitividade do seu negócio. Com isso, eles deixarão de se preocupar com questões como disponibilidade e latência, que ficam a cargo da solução em nuvem.

Quer saber outros benefícios de adotar um serviço em nuvem para o seu negócio? A 2Cloud pode ajudar! Entre em contato com nossa equipe de especialistas e veja na prática como os nossos produtos poderão tornar a sua empresa ainda melhor.

 

Link da agência Brava Digital