fbpx

Backup na nuvem: cuidados que você deve ter na hora de contratar um backup

Postado em 21 ago 2018

Tags: 2Cloud, backup de dados, backup full

backup-na-nuvem-dicas-na-hora-de-contratar-2cloud

O ano de 2018 está sendo marcado por uma onda crescente de roubo de informações, seguindo uma tendência que tem ganhado força desde 2017. Segundo um relatório divulgado pelo site TI Inside Online, apenas no primeiro semestre de 2018 foram registrados quase 200 milhões de ataques de ransomware no mundo. Frente a essa ameaça, há uma preocupação cada vez maior das empresas em protegerem os seus dados e informações.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em como o backup na nuvem é uma das opções mais seguras e robustas contra os programas maliciosos que se multiplicam ano após ano, e talvez até esteja se perguntando qual a melhor alternativa de backup na nuvem existente no mercado atualmente. Por isso, esse é o momento de falar sobre quais cuidados a sua empresa deveria tomar na hora de contratar esse serviço.

Por que é importante você analisar a metodologia de backup na nuvem antes de contratar esse serviço?

Um dos pontos mais importantes que devem ser observados no momento da aquisição de um serviço de backup na nuvem é a metodologia que a sua empresa deseja utilizar nesse processo. Esse aspecto é importante porque uma das grandes dificuldades para se fazer um backup na nuvem é a taxa de alteração diária.

Mas o que isso significa na prática? Geralmente as organizações têm um volume de dados superior ao que o link de internet delas pode suportar. Quando isso acontece, mesmo que o sistema trabalhe na transferência de dados durante toda a noite, são raros os casos em que o processo consegue ser finalizado dentro do prazo desejado.

Essa situação é muito comum quando a empresa utiliza a metodologia de backup full diário, ou seja, quando todo o banco de dados é transferido para a nuvem. Uma das grandes dificuldades é realizar o primeiro backup, por causa do grande volume de dados que ele prevê, por isso a 2Cloud faz isso de forma offline.

Com a metodologia do backup incremental, que prevê a utilização de ferramentas inteligentes, é possível fazer o backup na nuvem diário apenas do diferencial dos dados. Dessa forma, a 2Cloud garante que o backup na nuvem será feito de forma segura, eficiente e gerando economia de tempo e de recursos para a empresa contratante.

As vantagens de executar o backup na nuvem do diferencial são muitas, mas esse método pode ser especialmente benéfico para as organizações que trabalham com um grande volume de dados ou que contam com operações contínuas, como é o caso dos hospitais e clínicas que compõem o setor hospitalar.

Além do aspecto metodológico, o estudo do tempo de retenção é outro ponto que deve ser levado em conta no momento de contratar um backup na nuvem. A 2Cloud faz esse levantamento com base na importância dos dados do cliente e de quanto tempo a empresa deve e quer reter uma cópia dessas informações.

Todas essas variáveis serão indispensáveis para definir a metodologia a ser utilizada no processo do backup na nuvem, a janela do backup e quando ele começará a ser realizado.

Como a restauração local ajuda a dar agilidade ao backup na nuvem

Um dos grandes diferenciais da metodologia implantada pela 2Cloud é a realização de duas cópias de segurança, sendo uma no ambiente local da empresa e outra na nuvem. E o mais importante: tudo isso sendo gerenciado a partir de um único console com acesso remoto.

Esse é um benefício importante porque, em caso de um desastre envolvendo o banco de dados da empresa, a restauração em uma infraestrutura própria é muito mais ágil do que a realizada na nuvem – independentemente do provedor e do link de internet que você contratar.

Na prática, esse cuidado extra da 2Cloud faz com que a recuperação das informações críticas em casos de desastre seja feita de forma muito mais dinâmica e rápida. Ao mesmo tempo, ter um backup na nuvem garante que nenhuma informação da sua companhia será perdida, mesmo em caso de ataques externos ou do mau uso da sua rede interna.

Um outro diferencial da 2Cloud é que podemos disponibilizar uma cópia de imagem do seus servidores. Isso significa que, além do banco de dados e das informações vitais para o seu negócio, todas as aplicações e sistemas operacionais instalados no servidor também serão recuperados em um caso de desastre.

Isso dá ainda mais segurança para a sua empresa. Com isso, você consegue agregar três funcionalidades em uma única solução: a cópia de segurança local, o backup na nuvem e a opção de restauração de todo o servidor na nuvem dos seus sistemas, aplicativos e dados em caso de desastre.

 

Link da agência Brava Digital