Computação quântica: esse pode ser o futuro da computação em nuvem?

Postado em 25 set 2018

Tags: 2Cloud, cloud computing, computação em nuvem

computacao-quantica-futuro-computacao-em-nuvem-2cloud

A tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas e das empresas. No entanto, todo esse consumo de dados significa, também, consumo de energia, e já há projeções que apontam que até 2040 não será possível sustentar todos os dispositivos eletrônicos existentes. Diante desse cenário, surgiu a alternativa da computação quântica.

Mas você sabe por que cada vez mais empresas estão investindo nessa área? A computação quântica faz parte da ciência que investiga o funcionamento da mecânica quântica. O objetivo desses estudos é criar um computador quântico, máquina capaz de decifrar os problemas computacionais de forma rápida. Com essa tecnologia, seria possível superar a limitação dos hardwares atuais, os quais muitas vezes exigem grandes infraestruturas para processar um volume de dados expressivo.

As projeções para o futuro com a computação quântica

Algumas das maiores gigantes globais de tecnologia estão investindo em computação quântica. De acordo com essa matéria do portal Canaltech, de julho de 2018, gigantes como IBM, Google, Microsoft e Intel “estão investindo pesado na tecnologia para saírem na frente e terem em mãos computadores capazes de resolver problemas inimagináveis”.

Na computação quântica, os bits dos computadores atuais são substituídos pelos qubits, uma versão quântica que não funciona no sistema binário 1 ou 0, mas que pode tomar diversas “formas”. O qubit pode funcionar como 1, como 0 ou com os dois ao mesmo tempo.

Funcionando com essa lógica, um computador quântico seria capaz de decifrar problemas computacionais extremamente difíceis de forma rápida. As grandes empresas do setor estão investindo em computação quântica porque elas acreditam que essa tecnologia poderá permitir a criação de softwares muito mais ágeis, a conclusão de estudos em tempo real, o compartilhamento e integração de informações com maior velocidade, entre outros ganhos que não são possíveis de obter com o sistema binário atual.

Confira algumas das possíveis aplicações da computação quântica

1. Inteligência artificial

Através da computação quântica, os serviços em geral serão executados de forma muito mais rápida, o que poderá colaborar com uma inteligência artificial sendo executada em tempo real e aplicada na prática em diversos setores e atividades. Essa inteligência artificial incipiente ainda em 2018 ganharia maturidade com a computação quântica.

2. Finanças

A computação quântica disponibilizará informações precisas sobre as movimentações do mercado financeiro em nível global. Esse conjunto de informações, processado em tempo real e de maneira muito mais rápida do que é feito atualmente, ajudará na tomada de decisão dos investidores sobre as suas aplicações.

3. Criptografia

O vazamento de dados é algo preocupante, especialmente para as empresas. Os métodos atuais de criptografia podem ser facilmente superados pelos computadores quânticos, daí a necessidade da criação de novas proteções na gestão de dados. A computação quântica traz a possibilidade de criar fórmulas complexas e que ultrapassem as atuais.

4. Química

A computação quântica auxiliará no estudo científico da química, uma vez que a tecnologia atual não tem capacidade para realizar experimentos que serão possíveis com a computação quântica.

5. Para a sua empresa

A computação quântica inserida nos modelos de negócio trará muitas outras possibilidades para a gestão e o processamento de dados do meio empresarial. O computador quântico possibilitará a otimização de processos e, automaticamente, contribuirá para o aumento da produtividade.

Como a computação quântica funciona, atualmente, na prática?

Um computador quântico é capaz de simular a relação entre moléculas e compostos, ou seja, ele funciona de forma muito mais aprofundada do que um computador atual. Essa forma diferente de “trabalhar” do computador quântico irá favorecer também a área de Medicina, que fará novas descobertas a partir desse tipo de processamento.

Os computadores quânticos que estão sendo desenvolvidos atualmente utilizam:

  • Partículas de luz;
  • Íons presos;
  • Qubits supercondutores;
  • Nitrogênio observados em diamantes imperfeitos.

O desenvolvimento de aplicativos com essa nova tecnologia pode tornar os serviços de computação em nuvem muito mais ágeis e poderosos. Além disso, as pesquisas em computação quântica falam de hardwares que poderão ser oferecidos no futuro como um serviço de nuvem.

A computação quântica é um assunto recente, mas está em franco crescimento devido ao seu potencial e por possibilitar tanto desenvolvimento. Essa tecnologia tem capacidade para permitir a descoberta de novos medicamentos com maior rapidez, assim como desenvolver tecnologias, criar eletrônicos flexíveis, entre outras competências.

 

Link da agência Brava Digital