fbpx

Descubra como os serviços de nuvem podem melhorar os processos da sua empresa

Postado em 23 out 2018

Tags: 2Cloud, banco de dados online, cloud computing

servicos-de-nuvem-melhorar-processos-empresa-2cloud

A computação em nuvem é nada mais do que a terceirização da infraestrutura de TI de uma empresa. Ou seja, na prática, o fornecimento de serviços como banco de dados, software, servidores, entre outros, através da internet.

Com os serviços de nuvem, os servidores contratados por uma empresa funcionam no ambiente online, sem precisar de instalações ou de investimento em infraestrutura própria dentro da companhia. Ao adotar serviços de nuvem, uma organização reduz os custos com TI e otimiza o tempo que os seus especialistas gastavam com isso. Reduzir os custos operacionais é uma das estratégias para um negócio seguir competitivo e ganhando mercado de forma sustentável.

Como os serviços de nuvem podem ajudar a melhorar o dia a dia da sua organização

A tecnologia denominada cloud computing – mais conhecida como computação na nuvem – está cada vez mais presente em pequenas, médias e grandes empresas. Aos poucos, os serviços de nuvem vão sendo empregados para resolver diferentes demandas das companhias. O primeiro passo para que essa migração seja feita é que a sua empresa faça o mapeamento dos seus processos.

Ao implantar algum dos serviços de nuvem do mercado, o processo de uma empresa fica melhor. Isso acontece porque a empresa analisa, na etapa de mapeamento de processos, a bagagem que ela possui e transfere para o ambiente da nuvem somente o que é necessário.

Esse cuidado é importante para que a empresa consiga a tão sonhada redução de custos, obtida através da eliminação de arquivos duplicados e antigos, entre outros.

Durante o processo de adesão a um dos serviços de nuvem, a empresa pode perceber ainda a existência de sistemas desnecessários e/ou arquivos que estão relacionados a sistemas antigos e que não são mais precisos – apesar disso, eles seguem ocupando espaço.

A migração para a nuvem possibilita, dessa forma, que a empresa faça essa introspecção em seu próprio ambiente virtual de trabalho, melhorando processos. Além disso, ao contratar um dos serviços de nuvem, a companhia costuma fazer uma “limpa” também nos seus usuários, apagando os que não fazem mais parte da companhia. Essa atitude dá mais segurança para a organização ao melhorar o controle e a gestão de dados.

Conheça os principais benefícios dos serviços de nuvem

Como você pôde ver até agora, os serviços de nuvem melhoram significativamente os processos das empresas. Eles também ajudam a eliminar os excessos de recursos e, consequentemente, a reduzir o consumo da companhia.

Esses benefícios fazem os gestores optarem pelos serviços de nuvem. Com o cloud computing, os empresários conseguem otimizar as rotinas e aperfeiçoar a prestação de serviços da suas empresas. Através dessa otimização de recursos, fica mais fácil para o empresário desenvolver novas soluções/produtos e atingir novos mercados.

A flexibilidade também é um fator que conta a favor dos serviços de nuvem, já que as empresas podem obter soluções personalizadas para as suas necessidades. Dessa forma, os serviços de nuvem acabam atuando diretamente no problema da companhia, tornando os seus processos mais eficientes.

Quando um dos serviços de nuvem é implantado, ele estimula a companhia contratante a fazer uma análise de seus processos e rotinas de modo geral. Assim, tudo que está sendo feito na empresa acaba sendo verificado, e é nesse momento que também aparecem as sugestões de melhoria. Ou seja, um processo bem executado auxiliará no desenvolvimento e no crescimento da empresa.

No momento de implantação de um serviço em nuvem são identificados os processos, arquivos e sistemas que podem ser excluídos e os que necessitam de readequação. Colocar tudo em ordem antes da contratação de um dos serviços de nuvem facilitará todo o processo de crescimento da companhia.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então confira o whitepaper gratuito “Os 3 principais serviços em nuvem: descubra qual faz mais sentido para a sua empresa” e outros conteúdos relacionados ao mercado de cloud computing acessando o nosso blog.

E se você ficou interessado em adotar um serviço de nuvem na sua companhia, saiba que nós da 2Cloud auxiliamos as empresas a migrarem para nuvem suas aplicações, ERP e sistemas em geral que precisam de disponibilidade, monitoramento, backup, entre outros.

 

Link da agência Brava Digital